Conectando mentes, transformando códigos foi o tema do evento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Dias 17 a 19 deste mês, no Auditório do Cesul aconteceu a 2ª Semana Acadêmica do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), com o tema Conectando mentes, transformando códigos. O evento teve a presença de palestrantes com vasto conhecimento técnico e teórico. A abertura foi com o Tallyson de Castro, que falou sobre: Como a CISS acompanhou a evolução tecnológica; Uma história sobre desafios e sucessos. Dia 18 foi com a Rosane Margarida Bertoletti, que trabalhou o tema: Liderando Pessoas na Era da Tecnologia. O encerramento foi com o Jônatas Paganini, que abordou sobre: Carreira Global, Cultura e Mentalidade.
Para o professor Lucas Bernardon, coordenador do curso de ADS, o evento foi uma oportunidade diferenciada para os acadêmicos. “Foi muito bom, tivemos profissionais de várias áreas e setores dentro da tecnologia de informação. Os alunos ouviram palestrantes da área técnica, desenvolvimento de software, desenvolvimento de produtos, gestão de carreira, empreendedorismo e gestão de pessoas na área de tecnologia.”
E o professor reforça a riqueza de aprendizado proporcionado. “Foi uma oportunidade única para vincular os conhecimentos, tanto da área tecnológica quanto de desenvolvimento pessoal, gestão da carreira e gestão pessoal. Uma vez que o setor de tecnologia precisa, além de expertise técnica, esse desenvolvimento do intelecto para saber lidar com os outros profissionais, saber lidar com as outras pessoas. De modo geral foi muito produtivo, conseguimos os preletores de diversos lugares do Sudoeste, inclusive preletores que já fazem palestras internacionais. Superou nossas expectativas.”
Os alunos avaliaram positivamente o tema e o cronograma de palestras. “Além de nos fornecerem orientação sobre as diversas direções a seguir, as palestras desempenharam um papel fundamental em enriquecer nosso conhecimento, conhecer as tendências atuais da área e estabelecer conexões com profissionais renomados, preparando-nos de maneira mais abrangente possível para os desafios e oportunidades.”, comentou Lucas Scotti Rios, 2º período.
O acadêmico elogiou os palestrantes. “Eles contribuíram para o nosso crescimento profissional e pessoal. Não só nos informaram como nos inspiraram de várias formas. O que mais me chamou atenção foi a palestra da terceira noite, do Jônatas Paganini. um tema complexo mas de rica significância. Falou sobre os vários patamares em que um profissional de TI pode se enquadrar e que a vida de um programador é muito mais que escrever códigos, é preciso socializar, conhecer culturas diferentes e se aventurar.”