Sobre o Curso
Duração: 04 anos (08 semestres)
O curso de Pedagogia forma profissionais capacitados para atuação no desenvolvimento de habilidades e competências desde a educação básica ao ensino superior, podendo atuar em diversos lugares, como em organizações não-governamentais, na edição de livros didáticos, na produção de conteúdo educacional, na pedagogia empresarial e em orientação educacional.
O Curso de Pedagogia tem a finalidade principal da formação de profissionais licenciados nesta área do saber e qualificados, suprindo assim a carência desses na sua Região de inserção, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica. Nesse sentido, o Curso de Pedagogia busca atender aos desafios exigidos, que requer um profissional capacitado a enfrentar os desafios educacionais, desempenhando funções diversificadas, isto é, além da docência, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, espera-se que o pedagogo esteja habilitado para o exercício de funções de gestão e planejamento de ações no âmbito dos sistemas de ensino.
O compromisso básico do curso sela-se em torno da ênfase na qualidade da práxis pedagógica, em constante avaliação, no sentido de almejar a formação de um profissional ético, crítico e reflexivo, que venha a intervir construtivamente no seu meio.
A formação profissional deve incorporar os saberes em questão acadêmicos, científicos e técnicos – mas também a ética, a cidadania, a liderança, as relações interpessoais, dentre outras, que ultrapassam estes saberes, por serem indispensáveis em uma situação profissional que exige tomada de decisão.
Portanto, no âmbito da formação inicial de licenciados, é fundamental que os saberes profissionais estejam inseridos em um processo ensino aprendizagem que privilegie a expansão da teoria para sua aplicabilidade prática, posto assim permitir atitudes. Pressupõe que a formação profissional não é mais transmissão de conteúdo, mas uma construção de experiências formativas pela aplicação e estimulação de experiências de aprendizagem.
A flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade, os núcleos de formação básica e específica, de aprofundamento e de atividades de enriquecimento curricular, as relações teórico-práticas, as práticas pedagógicas, o estágio curricular, a curricularização da extensão, devem ser observados na construção do currículo. Para atender a um currículo de tal natureza, assume relevância a estruturação de atividades favorecedoras à integração entre ensino, extensão e iniciação científica.
A Instituição conta com infraestrutura geral e específica suficiente para atender às especificações da área, como um dos principais eixos propulsores da disseminação do saber.