Pelo terceiro mês, instituição muda cor da sua fachada em apoio às campanhas.
Se envolver em ações e campanhas sociais, estão na essência do Cesul. Além de ajudar à comunidade em geral, ações assim formam profissionais melhores e cidadãos mais conscientes enquanto seu papel na sociedade. E umas das iniciativas que a instituição está trabalhando é: “Um mês, uma cor, uma campanha”, que, em agosto, trabalhou a questão da cor lilás ligada, à violência doméstica, e em setembro a cor amarela, focada na prevenção ao suicídio. Para este mês a fachada do Cesul estará toda rosa para incentivar a prevenção ao câncer de mama.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, criado no início da década de 1990 quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama – o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada em Nova York.
A data é celebrada anualmente e tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Daniela Urio Mujahed, diretora do Cesul, destaca que a campanha será trabalhada de várias formas na instituição. “Por esse motivo durante esse mês a cor rosa iluminará a fachada de nossa instituição, adesivos foram fixados em pontos de maior circulação dos acadêmicos e informativos sobre autoexame das mamas dispostos nos quadros de gestão, promovendo a adesão ao movimento para um diagnóstico precoce aumentando as chances de cura”.
O professor Luiz Carlos Dagostini Júnior, coordenador do curso de Direito, enfatiza o quanto é relevante trabalhar este tema. “É de extrema importância para alertar as mulheres sobre a necessidade da prevenção e do controle ao câncer de Mama. Infelizmente, esta doença atinge muitas mulheres e a campanha ajuda a lembrá-las da necessidade e importância de fazer um acompanhamento. Mas é importante afirmar que não somente no mês de outubro, mas em todos os meses, as mulheres devem prestar atenção a qualquer alteração na saúde e buscar auxílio médico. Todas as entidades envolvidas nesta campanha merecem o respeito e consideração de toda a comunidade, tendo como exemplo em nossa cidade o projeto Casa de Apoio Mão Amiga.”