A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como um ato educativo escolar supervisionado, realizado no ambiente de trabalho, com o objetivo de preparar os acadêmicos para o mercado produtivo. Essa etapa integra o percurso formativo do educando e é parte integrante do projeto pedagógico do curso. Existem dois tipos de estágio: o obrigatório, sem remuneração, e o opcional, com remuneração.
No Cesul, o estágio remunerado é considerado uma estratégia para aproximar os acadêmicos do ambiente profissional, permitindo-lhes conectar-se com empresas e organizações que adotam esse modelo para oferecer oportunidades aos iniciantes em suas carreiras. Além disso, a bolsa recebida pelo estagiário contribui para sua renda pessoal, estabelecendo um contrato formalizado pela empresa, com a anuência da instituição de ensino.
Essas atividades incluem a orientação dos coordenadores de curso, tanto dentro do Cesul quanto nas empresas ou organizações parceiras que oferecem estágios. Nas organizações um responsável é designado para acompanhar o desenvolvimento do estagiário, orientando e auxiliando em sua jornada de aprendizado, que engloba tanto aspectos técnicos e operacionais para o aperfeiçoamento profissional.
O professor Nézio José da Silva, coordenador dos cursos de Administração e Marketing destaca a importância destas parcerias. “Um dos pontos-chave do estágio é proporcionar aos estudantes a vivência em um ambiente corporativo e organizacional, trabalhando em equipe, desenvolvendo habilidades sociais e de relacionamento, e aprendendo a lidar com a hierarquia necessária para organizar as atividades. Além disso, os estagiários aprendem a cumprir metas e a lidar com os desafios na função que exerce, contribuindo para o seu crescimento.”
Giovanna Mazzaro de Camargo, acadêmica de Direito, relata os benefícios do programa. “A oportunidade de estagiar desde o primeiro ano da faculdade é incrível. Unir a teoria com a prática contribui para a aplicação dos conhecimentos obtidos nas aulas, mas também para o desenvolvimento profissional e pessoal.”
Reconhecimento também feito pela Camila Sebold, acadêmica de Administração. “Estou feliz com essa oportunidade. Significa muito para mim começar essa nova jornada. Espero aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e me desenvolver profissionalmente durante esse período.”
As vagas de estágio são divulgadas para os alunos através de meios digitais e quadros de avisos do Cesul, que apoia essa iniciativa e busca a excelência na identificação de oportunidades para que os acadêmicos possam aplicar seus conhecimentos em ambientes organizacionais.