Atividade envolveu acadêmicos do 3º período de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Marketing.
Sábado, dia 13, o Cesul, através das turmas do terceiro período dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Marketing, realizou um projeto de curricularização da extensão chamado “Viva a Melhor Idade”. A ação foi no espaço do Programa Nossa Gente na Melhor Idade, na Rua Mandaguari, Bairro Luther King, com uma ótima participação de idosos. Dirceu Rubert foi um dos participantes e aprovou a iniciativa. “Bom demais. Para nós, terceira idade é só lucro. Muito bom. Aprendi melhor mexer com celular. Percebi que tenho celular há uns 10 anos e aprendi muita coisa.”
O professor Lucas Bernardon, coordenador do curso de ADS e coordenador dos projetos de extensão do Cesul, enfatiza o sucesso do evento. “É um projeto de extensão da instituição em que os alunos levaram seus conhecimentos adquiridos de alguma disciplina para fora da sala. Foram feitas dinâmicas, atividades e pequenas oficinas envolvendo alfabetização, tecnologia na terceira idade, riscos do uso da internet, golpes, bancos e fake news. Foi bem produtivo e bem legal. Foi em parceria com o programa Nossa Gente na Melhor idade, da Prefeitura de Francisco Beltrão, coordenado pela Lucélia Bortot, que deu todo apoio. E o Bruno Savarro, diretor do Procon, fez uma intermediação para que este evento acontecesse. Foi muito bom.”
Aprendizado prático
Para os alunos, estas atividades são importantes, pois, além de ajudar o próximo, colocam em prática o conteúdo estudado em sala de aula. “Ajudar e colaborar com este evento foi muito gratificante, pois dava para ver a alegria no sorriso de cada um após nossas interações e auxílio com dúvidas. É superimportante que os idosos adquiram esses conhecimentos tecnológicos para ajudá-los no dia a dia. Foi uma experiência única e enriquecedora, tanto para os idosos quanto para nós acadêmicos.”, comentou o acadêmico Valenttin Motter, de ADS.
Elogios também feitos pelo acadêmico de Administração Fernando Haimann. “Organizamos uma série de atividades interativas, que incluíram jogos projetados para estimular o raciocínio, a memória e exercícios físicos. Eu e alguns colegas fomos encarregados de uma dinâmica que chamamos de ‘Um Conselho para a Juventude’, em que convidamos os participantes a compartilhar mensagens aos jovens. Foi gratificante ver o desenvolvimento dessa dinâmica e a interação com os idosos. Eles possuem uma riqueza de conhecimento e experiência, porém, muitas vezes, sentem-se subestimados em relação às suas opiniões.”
Evelyn Thayane de Camargo Cunha, do curso de Marketing, descreve a alegria de participar. “Foi uma experiência única. Juntos, tivemos momentos com exercícios físicos, ensinamos noções básicas sobre tecnologia e nos divertimos com algumas outras dinâmicas. Além disso, entregamos panfletos informativos, feitos pelos alunos da faculdade, com dicas que vão ajudá-los. Tiramos dúvidas, ensinamos como enviar localização, mandar fotos em visualização única, como adicionar contatos e outras coisas que facilitará o dia a dia. Aprendemos valiosas lições sobre a importância da empatia e do respeito com o próximo. Agradeço ao Cesul por proporcionar essa oportunidade única de conexão e aprendizado.”