Mais de 200 quilos foram arrecadados pelos alunos e vendidos, sendo o lucro repassado para ajudar à causa animal no município.
O Cesul executa diversos projetos sociais durante o ano, envolvendo os acadêmicos e professores com vários setores da sociedade.
Ações assim são tradicionais desde o início da instituição. E um dos projetos trabalhados em 2023 com todos os cursos do Cesul foi o Tampets, que visa arrecadar tampinhas de garrafas pets para vendê-las, sendo o lucro revertido para ajudar na causa animal no município, atendendo animais que vivem em abrigo ou sob tutela de protetores independentes. E foi um sucesso, onde mais de 200 quilos foram arrecadados.
Quem está à frente desta iniciativa é a professora Yasa Rochelle Santos de Araújo, que ministra a disciplina Direito Ambiental. “O projeto nasceu em outubro de 2022 em meio as discussões acerca do novo conceito de sustentabilidade. Para despertar uma maior consciência ambiental nos alunos, envolvi-os em uma dupla missão: recolher tapinhas de garrafa pets e vendê-las em um posto de arrecadação de recicláveis da cidade. Passaram a mobilizar vizinhos, amigos e parentes na tarefa de evitar que o material plástico acabasse sendo depositado nos lugares errados.”
Neste ano o projeto deixou de ser uma atividade ligada à disciplina de Direito Ambiental e integrou o rol de atividades institucionais, estendendo a todos os cursos contribuírem na arrecadação das tampinhas.
A professora enfatiza que a campanha de arrecadação está ótima. “O projeto tem apenas um ano, mas certamente conseguiu alcançar o seu papel, de trazer à conscientização dos alunos sobre a sustentabilidade. O Instragram também tem sido utilizado como um importante mecanismo de divulgação do projeto.”
“O projeto surgiu quando minha turma estava no 4º período. Mobilizamos a faculdade para os acadêmicos participarem. Ficamos felizes por sermos os pioneiros deste projeto e por continuar com as atividades. Os colegas comentam que ao verem alguma tampinha, já recolhem para guardar. É algo que foi reflexivo em nossas vidas, pois ajudamos o meio ambiente e também a causa animal. Esperamos que o projeto continue vivo com o apoio de todos, pois cada tampinha faz a diferença.”
1º Encontro de Direito Animal
Em outubro a professora Yasa organizou o 1º Encontro de Direito Animal do Cesul, no miniauditório da instituição.
Participaram a Dra. Heloise Schiavini, formada pelo Cesul, e o vereador Jean Emiliano. Na ocasião, Heloise conversou com os alunos sobre o conceito de Direito Animal e como os tribunais acompanham a causa.
Jean falou sobre o funcionamento do Centro de Zoonoses e no Banco de Rações.
Ao final, a acadêmica Laise Moreschi, do 10º período, fez uma fala acerca da sua experiência como pesquisadora do tema, já que realizou em seu trabalho de conclusão do curso um aprofundado estudo sobre as políticas voltadas para animais em Francisco Beltrão.